16 de fev. de 2009

O Rio Ganges e a nova novela da Globo

A alguns dias recebi um e-mail que está circulando, sobre a nova novela da Globo Caminho das Índias (que de novo só tem os protagonistas porque todo mundo já sabe o roteiro: um casal que se apaixona e não pode ficar junto por forças maiores se casam com outras pessoas e nos últimos capítulos reatam e vivem felizes para todo o sempre e aparece um monte de mulher grávida e os vilões vão arder no inferno, prontofaleisaiufoimau! me desculpem as noveleiras (os) mas é assim mesmo, até os atores são os mesmos da outra novela da autora ). Então! O e-mail tem o título de “Coisas sobre a Índia que você não vai ver na novela da Globo” e contém imagens do rio Ganges, então achei que seria legal postá-las aqui no blog sob um singelo ponto de vista geográfico.
O rio Ganges localizado ao norte da Índia tem comprimento que varia entre 2500 a 3000 (dependendo das enchentes) de quilômetros quadrados sendo um dos maiores rios da Ásia. A nascente localiza-se no Himalaia (Tibet), o rio atravessa o norte da Índia e desagua na baía de Bengala no Oceano Índico, formando um grande delta.
O Ganges tem um valor cultural muito forte para os hindus e nele são realizados vários rituais. Muitos tomam banho nesse rio como forma de purificação, acredita-se que suas águas tem origem dos céus (o que é facilmente explicado com o local de sua nascente). Atualmente o rio está muito poluído pois um ritual comum entre os hindus é a cremação de familiares mortos à beira do rio, ou lançam os corpos em barcas que as vezes não queimam totalmente. O convívio com animais é muito comum na Índia, alguns são considerados sagrados como os bovinos, isso contribui para a poluição pois os animais procuram o rio para se alimentar. Há também um descontrole/negligência por parte das industrias e cidades que despejam seus dejetos no rio.
O rio é importante tanto para a cultura quanto para a economia indiana, suas águas são utilizadas como recurso para fonte de renda de industrias e plantio de alguns produtos como trigo, arroz, entre outras culturas agrícolas.











4 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom seu 1º post Tairan. É isso aí colega!

Márcio Pedro

Anônimo disse...

Gostei deste Post...Também acredito q as novelas são uma forma de mostrar ao Brasil(através da visão da autora...é claro)uma outra Cultura. Muitas vezes a população em geral(massa) não tem e jamais poderia ter o conhecimento de tal região.
Contudo, o post é Exemplar!

Anônimo disse...

Oia o Tairex no ar...hehehe.

Gostei do post,em breve estarei postando algo.Não estou muito com tempo devido leituras,mas em breve irei colaborar com o blog.

;D

Anônimo disse...

É um absurdo a imagem de país perfeito que a Globo passa da Índia.
As fotos falam por mim,acho que não é necessário nada relatar.

Como sempre a Globo querendo fantasiar a realidade de países,querendo mudar a cultura,querendo criticar atraves de romances iguais em toda novela.