19 de fev. de 2009

Antropologia divertida


Ontem tivemos uma aula bastante proveitosa na sala de aula com o Doutor Edson sobre Antropologia. Ele avessou a antropologia desde o surgimento até os dias atuais, citando exemplos e contando causos sociais sempre com uma pitada de humor em suas colocaçoes que a classe aprovou em uma pesquisa posterior. Nos mostrou uma nova maneira de criticar,enxergar e conviver com as mudanças e desafios sociais, que segundo ele está ligada diretamente a sociologia e geografia. Abaixo mais sobre a nossa nova materia!

Márcio Pedro!



A Antropologia é o estudo do homem como ser biológico, social e cultural. Sendo cada uma destas dimensões por si só muito ampla, o conhecimento antropológico geralmente é organizado em áreas que indicam uma escolha prévia de certos aspectos a serem privilegiados como a “Antropologia Física ou Biológica” (aspectos genéticos e biológicos do homem), “Antropologia Social” (organização social e política, parentesco, instituições sociais), “Antropologia Cultural” (sistemas simbólicos, religião, comportamento) e “Arqueologia” (condições de existência dos grupos humanos desaparecidos). Além disso podemos utilizar termos como Antropologia, Etnologia e Etnografia para distinguir diferentes níveis de análise ou tradições acadêmicas.

Para o antropólogo Claude Lévi-Strauss (1970:377) a etnografia corresponde “aos primeiros estágios da pesquisa: observação e descrição, trabalho de campo”. A etnologia, com relação à etnografia, seria “um primeiro passo em direção à síntese” e a antropologia “uma segunda e última etapa da síntese, tomando por base as conclusões da etnografia e da etnologia”.

Qualquer que seja a definição adotada é possível entender a antropologia como uma forma de conhecimento sobre a diversidade cultural, isto é, a busca de respostas para entendermos o que somos a partir do espelho fornecido pelo “Outro”; uma maneira de se situar na fronteira de vários mundos sociais e culturais, abrindo janelas entre eles, através das quais podemos alargar nossas possibilidades de sentir, agir e refletir sobre o que, afinal de contas, nos torna seres singulares, humanos.

Algumas informações básicas sobre os principais paradigmas e escolas de pensamento antropológico:

Formação de uma literatura “etnográfica” sobre a diversidade cultural
Período Séculos XVI-XIX
Características Relatos de viagens (Cartas, Diários, Relatórios etc.) feitos por missionários, viajantes, comerciantes, exploradores, militares, administradores coloniais etc.
Temas e Conceitos Descrições das terras (Fauna, Flora, Topografia) e dos povos “descobertos” (Hábitos e Crenças).Primeiros relatos sobre a Alteridade
Alguns
Representantes
e obras de referência Pero Vaz Caminha (“Carta do Descobrimento do Brasil” - séc. XVI).
Hans Staden (“Duas Viagens ao Brasil” - séc. XVI).
Jean de Léry (“Viagem a Terra do Brasil” - séc. XVI).
Jean Baptiste Debret (“Viagem Pitoresca e Histórica ao Brasil” - séc. XIX). Leia mais Aqui!

Nenhum comentário: