12 de mar. de 2009

Programa - Projeto Seca Floresta

Clique no titulo acima para saber mais!


Grande parte da floresta amazônica só existe devido a sua alta tolerância à seca. Mais da metade das florestas da região sofre estiagens anuais que duram de três a cinco meses, entre julho e novembro. Mesmo após várias semanas seguidas de estiagem, continuam verdes, úmidas e resistentes ao fogo. Isto acontece porque estas florestas apresentam raízes profundas o suficiente para, durante a seca, captar água do solo que se encontra estocada a mais de 10 metros de profundidade. Mas esta resistência à seca tem o seu limite. Se a estiagem for muito prolongada, como acontece durante o evento climático conhecido por El Niño (http://www.noaa.gov), o solo profundo também ficará seco, impedindo que as raízes se abasteçam de água. Por conta das mudanças climáticas globais, do desmatamento descontrolado e das queimadas, é possível que no futuro os períodos de estiagem sejam mais freqüentes e mais intensos na Amazônia.

Nenhum comentário: